A POLÍCIA CIVIL DO PARANÁ (PCPR), EM AÇÃO CONJUNTA COM O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA, PRENDEU EM FLAGRANTE TRÊS INDIVÍDUOS ENVOLVIDOS EM UM ESQUEMA DE ADULTERAÇÃO DE FARELO DE SOJA. A OPERAÇÃO OCORREU NESTA QUARTA-FEIRA (23) EM UM BARRACÃO LOCALIZADO EM CURITIBA E UTILIZADO PARA ADULTERAR CARGAS DESTINADAS AO PORTO DE PARANAGUÁ. OS SUSPEITOS FORAM AUTUADOS POR CORROMPER, ADULTERAR, FALSIFICAR OU ALTERAR SUBSTÂNCIAS ALIMENTÍCIAS DESTINADAS AO CONSUMO.
DURANTE A OPERAÇÃO, ALÉM DAS PRISÕES, FORAM APREENDIDOS UM TRATOR AVALIADO EM MAIS DE R$ 700 MIL, UM CAMINHÃO, CERCA DE 300 TONELADAS DE FARELO DE SOJA ADULTERADO E MATERIAIS UTILIZADOS NO PROCESSO DE FALSIFICAÇÃO. A AÇÃO TEVE O APOIO TÉCNICO DO MINISTÉRIO, QUE AUXILIOU NA FISCALIZAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DOS PRODUTOS.
AS INVESTIGAÇÕES COMEÇARAM APÓS DENÚNCIAS INDICANDO QUE CAMINHONEIROS ESTAVAM DESVIANDO DA ROTA ORIGINAL PARA ADULTERAR AS CARGAS. A ADULTERAÇÃO CONSISTIA NA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DO FARELO DE SOJA POR MATERIAIS COMO AREIA, CASCAS E OUTROS RESÍDUOS, COMPROMETENDO A QUALIDADE DO PRODUTO EXPORTADO.
“O BARRACÃO VINHA SENDO MONITORADO PELA PCPR APÓS IDENTIFICARMOS UM FLUXO IRREGULAR DE CAMINHÕES DESVIANDO DA ROTA COM DESTINO A PARANAGUÁ. ESTA AÇÃO CONJUNTA VISA COIBIR ESSA PRÁTICA, QUE VEM GANHANDO NOTORIEDADE NOS ÚLTIMOS TEMPOS”, EXPLICOU O DELEGADO DA PCPR ANDRÉ FELTES.
AS INVESTIGAÇÕES SEGUEM A FIM DE IDENTIFICAR OUTROS ENVOLVIDOS NA PRÁTICA CRIMINOSA.
O AUDITOR AGROPECUÁRIO DO MINISTÉRIO FERNANDO MENDES DESTACA QUE O BRASIL É O MAIOR EXPORTADOR MUNDIAL DE SOJA E QUE ESSE TIPO DE CRIME TEM O POTENCIAL DE COMPROMETER A IMAGEM DO PAÍS COMO FORNECEDOR SEGURO E CONFIÁVEL NO MERCADO INTERNACIONAL.
“O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, EM ARTICULAÇÃO COM A SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA DO ESTADO DO PARANÁ E COM A COLABORAÇÃO DO SETOR PRODUTIVO ORGANIZADO, TEM ATUADO FORTEMENTE NA REPRESSÃO DESSAS AÇÕES. ESTAMOS PRESENTES NAS FÁBRICAS DE FARELO DE SOJA, NOS EXPORTADORES, NOS TERMINAIS DE EMBARQUE PORTUÁRIO E NA EMISSÃO DO CERTIFICADO INTERNACIONAL QUANDO O PRODUTO JÁ ESTÁ EMBARCADO NO NAVIO”, DISSE.
“QUALQUER FRAUDE OU FALHA NOS PROTOCOLOS PARA ATENDIMENTO DOS REQUISITOS INTERNACIONAIS SERÁ OBJETO DE ATUAÇÃO DURA POR PARTE DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA”, AFIRMA MENDES.
INFORMAÇÕES DA PC-PR E PLANTÃO MARINGA