JULGAMENTO OCORRE NO PLENÁRIO VIRTUAL E VAI ATÉ SEXTA-FEIRA (9)
A PRIMEIRA TURMA DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL (STF) FORMOU NESTA TERÇA-FEIRA (6) MAIORIA DE VOTOS PARA TORNAR RÉU RAMIRO ALVES DA ROCHA CRUZ JUNIOR, ACUSADO DE CONVOCAR PESSOAS PARA PARTICIPAR DOS ATOS GOLPISTAS DE 8 DE JANEIRO DE 2023, EM BRASÍLIA.
O ACUSADO É CONHECIDO COMO "RAMIRO DOS CAMINHONEIROS" E FOI DENUNCIADO AO SUPREMO PELA PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA (PGR). DURANTE AS INVESTIGAÇÕES, A POLÍCIA FEDERAL (PF) CONCLUIU QUE O INVESTIGADO ATUOU COMO "INTENSO INCENTIVADOR E ORGANIZADOR DOS ATOS GOLPISTAS".
ATÉ O MOMENTO, TRÊS DOS CINCO MINISTROS DO COLEGIADO VOTARAM PELO RECEBIMENTO DA DENÚNCIA APRESENTADA PELA PGR CONTRA RAMIRO. ALÉM DO RELATOR, ALEXANDRE DE MORAES, OS MINISTROS FLÁVIO DINO E CÁRMEN LÚCIA TAMBÉM SE MANIFESTARAM NO MESMO SENTIDO.
O JULGAMENTO OCORRE NO PLENÁRIO VIRTUAL, MODALIDADE NA QUAL OS MINISTROS INSEREM OS VOTOS NO SISTEMA ELETRÔNICO DA CORTE E NÃO HÁ DELIBERAÇÃO PRESENCIAL. O JULGAMENTO SERÁ ENCERRADO NA SEXTA-FEIRA (9). FALTAM OS VOTOS DOS MINISTROS LUIZ FUX E CRISTIANO ZANIN.
SE O RECEBIMENTO DA DENÚNCIA FOR CONFIRMADO AO FINAL DO JULGAMENTO, RAMIRO PASSARÁ À CONDIÇÃO DE RÉU E VAI RESPONDER PELOS CRIMES DE ASSOCIAÇÃO CRIMINOSA ARMADA, ABOLIÇÃO VIOLENTA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO, GOLPE DE ESTADO, DANO QUALIFICADO E DETERIORAÇÃO DE PATRIMÔNIO TOMBADO.
EM MANIFESTAÇÃO ENVIADA AO STF, A DEFESA AFIRMOU QUE RAMIRO ALVES NÃO ARRIGIMENTOU PESSOAS PARA INVADIR ÓRGÃOS PÚBLICOS E "SEQUER ESTAVA EM BRASÍLIA NO DIA 8 DE JANEIRO DE 2023".
"RAMIRO ALVES DA ROCHA NÃO ORGANIZOU, NÃO FINANCIOU E MUITO MENOS EXECUTOU OS ATOS GOLPISTAS DE 8 DE JANEIRO DE 2023", AFIRMOU A DEFESA.
FONTE AGENCIA BRASIL