DE ACORDO COM O PRESIDENTE, SETOR ESPACIAL, ATUALMENTE, É ‘MAIS ESTRATÉGICO DO QUE NUNCA’ PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO
O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT) VOLTOU A ALFINETAR O BILIONÁRIO ELON MUSK E DISSE QUE PREFERIR “COLONIZAR MARTE” A CUIDAR DA TERRA NÃO SUBSTITUI A AÇÃO E ORIENTAÇÃO DO ESTADO. EM SUA AVALIAÇÃO, A DEFESA PELA COLONIZAÇÃO DO OUTRO PLANETA FAZ PARTE DE UM “DEVANEIO DE BILIONÁRIO”. “PARA QUE OS BENEFÍCIOS DO DESENVOLVIMENTO ESPACIAL SEJAM COMPARTILHADOS POR TODOS, É IMPRESCINDÍVEL QUE SEJAM FOMENTADOS EM MARCOS SÓLIDOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS.
OS DEVANEIOS DE BILIONÁRIOS QUE PREFEREM COLONIZAR MARTE A CUIDAR DA TERRA NÃO SUBSTITUEM A AÇÃO E A ORIENTAÇÃO DO ESTADO”, DISSE O PETISTA, EM LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DO CENTRO ESPACIAL DE SANTIAGO, NO CHILE, NESTA TERÇA-FEIRA (6).
O PRESIDENTE CHILENO, GABRIEL BORIC, TAMBÉM PARTICIPOU DA CERIMÔNIA. POR MAIS DE DUAS DÉCADAS, MUSK CONCENTROU A SPACEX, SUA EMPRESA DE FOGUETES, NO OBJETIVO DE CHEGAR A MARTE. NO ÚLTIMO ANO, ELE TAMBÉM INTENSIFICOU O TRABALHO SOBRE O QUE ACONTECERÁ SE ELE CHEGAR LÁ. DE ACORDO COM LULA, O SETOR ESPACIAL, ATUALMENTE, É “MAIS ESTRATÉGICO DO QUE NUNCA” PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA NAÇÃO.
“NÃO HÁ ATIVIDADE HOJE QUE NÃO DEMANDE INFRAESTRUTURA ESPACIAL”, ACRESCENTOU, CITANDO A IMPORTÂNCIA PARA O ENFRENTAMENTO DA MUDANÇA DO CLIMA. AO ENALTECER A IMPORTÂNCIA DO SETOR, O CHEFE DO EXECUTIVO BRASILEIRO FEZ QUESTÃO DE PONTUAR A ÁREA ESPACIAL TAMBÉM É UM DOS SEGMENTOS EM QUE A DESIGUALDADE ENTRE OS PAÍSES É “MAIS GRITANTE”.
“O CONTROLE DE EXPORTAÇÃO DE COMPONENTES E INSUMOS TECNOLÓGICOS, RESTRIÇÕES DE ACESSOS E LIMITAÇÕES FINANCEIRAS IMPACTAM O SUL GLOBAL”, AFIRMOU. PARA LULA, UMA PRÁTICA RECORRENTE DO CHAMADO MUNDO DESENVOLVIDO COSTUMA SER “CORRER AO TOPO” E, EM SEGUIDA, “EMPURRAR A ESCADA”.
DIANTE DISSO, RESSALTOU A IMPORTÂNCIA DA UNIÃO ENTRE OS PAÍSES QUE COMPÕEM O SUL GLOBAL. “A COOPERAÇÃO ENTRE OS PAÍSES DO SUL TEM POTENCIAL PARA REVERTER DESVANTAGENS JUNTOS, PODEREMOS MULTIPLICAR CAPACIDADE DE ERGUER NOSSA PRÓPRIA ESCADA”, COMENTOU.
AO FINAL DO DISCURSO, O PETISTA TAMBÉM CRITICOU A GESTÃO DO EX-PRESIDENTE JAIR BOLSONARO. SEGUNDO ELE, “NOS ÚLTIMOS ANOS, O SETOR ESPACIAL BRASILEIRO SOFREU COM NEGLIGÊNCIA GOVERNAMENTAL”. “AGORA, RETOMAMOS O INVESTIMENTO POR MEIO DE ENCOMENDAS TECNOLÓGICAS NO VALOR DE R$ 300 MILHÕES. VAMOS FORTALECER A INDÚSTRIA ESPACIAL E GERAR OS EMPREGOS E A RENDA NECESSÁRIA.”
FONTE ESTADÃO CONTEUDO