ARMAMENTO JÁ PASSOU DA FASE DE TESTES E TEM ALCANCE QUASE QUE ILIMITADO, SEGUNDO O KREMLIN
A RÚSSIA TEM DESENVOLVIDO DESDE 2018 A BOMBA DE POTENCIAL NUCLEAR BUREVESTNIK. SEGUNDO O GOVERNO LOCAL, OS TESTES DESTE ARMAMENTO SE ENCERRARAM EM 2023, NO ENTANTO, DECKER EVELETH, ANALISTA DA CNA (UMA ONG PELA DEFESA NACIONAL DOS EUA), RELATOU NESTA TERÇA-FEIRA, 5, TER VISTO REGISTROS DE TESTES EM PANKOVO, UMA DAS ILHAS MAIS AO NORTE DA RÚSSIA.QUANDO FOI ANUNCIADA PELO KREMLIN, NA DÉCADA PASSADA, A BOMBA BUREVESTNIK RECEBEU O APELIDO DE "CHERNOBYL VOADOR" DEVIDO À SUA ALTA CAPACIDADE DE DESTRUIÇÃO, QUE PODE SER ACOMPANHADA DE MUNIÇÃO NUCLEAR.
DE ACORDO COM UM TEXTO DA OTAN (ORGANIZAÇÃO DO TRATADO DO ATLÂNTICO NORTE) E COM BASE NAS IMAGENS FORNECIDAS PELOS MILITARES RUSSOS, PODE-SE SUPOR QUE O MÍSSIL TENHA CERCA DE 12 METROS DE COMPRIMENTO E ATÉ 1,5 METRO DE DIÂMETRO.
MOSCOU DIVULGOU QUE ELE TERIA UM ALCANCE "QUASE ILIMITADO" DANDO A ENTENDER QUE PODERIA SER DISPARADO CONTRA UM ALVO EM QUALQUER LUGAR DO GLOBO.
AINDA SEGUNDO A OTAN, O BUREVESTNIK PODE VOAR A UMA VELOCIDADE SUBSÔNICA, MANTENDO UMA ALTITUDE DE 50-100 METROS DURANTE A MAIOR PARTE DO SEU VOO. DE ACORDO COM DADOS, ELE SE DESTINA A SER UMA ARMA DE RETALIAÇÃO DE SEGUNDO ATAQUE E NÃO DEVERÁ SER UTILIZADA COMO ATAQUE PELA RÚSSIA.
O KREMLIN AFIRMA AINDA QUE O "CHERNOBYL VOADOR" SERIA CAPAZ DE FURAR AS DEFESAS ANTIAÉREAS DE QUALQUER PAÍS DO MUNDO, ATÉ MESMO DOS ESTADOS UNIDOS.
AS DEFESAS DAS PRINCIPAIS NAÇÕES DO MUNDO, PORÉM, ACREDITAM QUE A EXISTÊNCIA DO BUREVESTNIK SEJA APENAS UMA POSSIBILIDADE DO GOVERNO RUSSO, COMO UMA "CARTA NA MANGA" PARA NEGOCIAR EM EVENTUAIS CONFLITOS OU REGULAMENTAÇÕES SOBRE CONTROLES DE ARMAS.
FONTE PORTAL TERRA