PORTA-VOZ DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES IRANIANO AFIRMOU OS BOMBARDEIOS CAUSARAM "SÉRIOS DANOS"
AS INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃ FORAM "GRAVEMENTE DANIFICADAS" APÓS "REPETIDOS ATAQUES" DE ISRAEL E DOS ESTADOS UNIDOS, DISSE O PORTA-VOZ DO MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES IRANIANO, ESMAIL BAGHAEI, EM UMA ENTREVISTA À AL JAZEERA NESTA QUARTA-FEIRA (25).
“NOSSAS INSTALAÇÕES NUCLEARES FORAM SERIAMENTE DANIFICADAS, ISSO É CERTO, PORQUE SOFRERAM ATAQUES REPETIDOS DE ISRAELENSES E AMERICANOS”, DISSE BAGHAEI.
AQUI ESTÁ O QUE MAIS SABEMOS SOBRE O IMPACTO DOS ATAQUES ISRAELENSES E AMERICANOS NO IRÃ:
IMPACTO NAS INSTALAÇÕES NUCLEARES: BAGHAEI AFIRMOU QUE AS AGÊNCIAS DE ENERGIA ATÔMICA DO PAÍS ESTÃO TRABALHANDO EM UMA AVALIAÇÃO TÉCNICA DAS INSTALAÇÕES NUCLEARES DO IRÃ. A AGÊNCIA INTERNACIONAL DE ENERGIA ATÔMICA (AIEA), ÓRGÃO DE FISCALIZAÇÃO NUCLEAR DA ONU, AFIRMOU QUE O CONFLITO DE 12 DIAS "DANIFICOU GRAVEMENTE VÁRIAS" OS COMPLEXOS IRANIANOS. BAGHAEI DECLAROU À AL JAZEERA QUE O PARLAMENTO IRANIANO VOTOU PELA SUSPENSÃO DA COOPERAÇÃO COM A AIEA, MAS NÃO APROVOU A SUSPENSÃO DA PARTICIPAÇÃO DO IRÃ NO TRATADO DE NÃO PROLIFERAÇÃO NUCLEAR (TNP).
VÍTIMAS DURANTE O CONFLITO: PELO MENOS 627 PESSOAS FORAM MORTAS NO IRÃ DURANTE O CONFLITO COM ISRAEL DESDE O INÍCIO DOS ATAQUES, INFORMOU A MÍDIA ESTATAL IRANIANA IRIB, CITANDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE DO PAÍS. PELO MENOS 4.870 OUTRAS PESSOAS FICARAM FERIDAS DURANTE ESSE PERÍODO. O MINISTÉRIO DA SAÚDE DE TEERÃ AFIRMOU QUE 86% DAS VÍTIMAS MORRERAM NO LOCAL DOS ATAQUES ISRAELENSES.
MORTE DE GENERAL DE ALTO ESCALÃO: O IRÃ CONFIRMOU NESTA QUARTA-FEIRA (25) QUE O MAJOR-GENERAL ALI SHADMANI, QUE SERVIU COMO COMANDANTE DO QUARTEL-GENERAL CENTRAL DE KHATAM AL-ANBIYA, MORREU APÓS SOFRER FERIMENTOS EM BOMBARDEIOS ISRAELENSES NA SEMANA PASSADA. SHADMANI ASSUMIU O CARGO EM 13 DE JUNHO, APÓS OS ATAQUES INICIAIS DE ISRAEL CONTRA O IRÃ TEREM MATADO VÁRIOS COMANDANTES DE ALTO ESCALÃO, INCLUINDO SEU ANTECESSOR, O TENENTE-GENERAL GHOLAM ALI RASHID.
DEZENAS DE MILITARES DA DEFESA AÉREA MORTOS: PELO MENOS 35 MILITARES DA FORÇA DE DEFESA AÉREA DO IRÃ FORAM MORTOS NOS ATAQUES ISRAELENSES, INFORMOU A REDE DE NOTÍCIAS ESTUDANTIS (SNN) SEMIOFICIAL DO IRÃ.
RELATÓRIO DE INTELIGÊNCIA DOS EUA: DE ACORDO COM UMA AVALIAÇÃO INICIAL DA INTELIGÊNCIA AMERICANA, OS ATAQUES DO ÚLTIMO FIM DE SEMANA NÃO DESTRUÍRAM OS PRINCIPAIS COMPONENTES DO PROGRAMA NUCLEAR DO PAÍS. DUAS FONTES FAMILIARIZADAS COM A AVALIAÇÃO DISSERAM QUE O ESTOQUE DE URÂNIO ENRIQUECIDO DO IRÃ NÃO FOI DESTRUÍDO. UMA DELAS AFIRMOU QUE AS CENTRÍFUGAS ESTÃO PRATICAMENTE "INTACTAS".
FONTE CNN