LULA E PRESIDENTE DO CHILE DEVEM DISCUTIR SITUAÇÃO DA VENEZUELA E ASSINAR 17 ACORDOS BILATERAIS

PETISTA FAZ VISITA OFICIAL AO PAÍS VIZINHO ATÉ TERÇA-FEIRA (6); ELE E BORIC TERÃO REUNIÕES AMPLIADAS E PRIVADAS


O PRESIDENTE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA SE ENCONTRA COM O PRESIDENTE CHILENO, GABRIEL BORIC, EM VISITA DE ESTADO OFICIAL AO CHILE NESTA SEGUNDA-FEIRA (5). ESTÃO PREVISTAS ASSINATURAS DE, AO MENOS, 17 ACORDOS BILATERAIS — O NÚMERO PODE VARIAR A DEPENDER DA CONCLUSÃO DE ALGUNS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS. EMBORA NÃO ESTEJA PREVISTA NENHUMA DISCUSSÃO OFICIAL A RESPEITO DO CENÁRIO POLÍTICO DA VENEZUELA, A EXPECTATIVA É QUE O ASSUNTO SURJA DE MANEIRA NATURAL ENTRE OS DOIS PRESIDENTES NOS ENCONTROS RESERVADOS.

A IDA DE LULA AO CHILE OCORRERIA EM MAIO, MAS FOI ADIADA POR CONTA DAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL. AS AGENDAS DO BRASILEIRO DEVEM FICAR RESTRITAS À CAPITAL SANTIAGO. ALÉM DE BORIC, O PETISTA DEVE SE REUNIR COM OS PRESIDENTES DO SENADO, DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DA CORTE SUPREMA CHILENAS, ALÉM DO CEO DA LATAM, ROBERTO ALVO, E DO SECRETÁRIO-EXECUTIVO DA CEPAL (COMISSÃO ECONÔMICA PARA A AMÉRICA LATINA E O CARIBE), JOSÉ MANUEL SALAZAR-XIRINACHS. O BRASILEIRO DEVE ENCONTRAR AINDA A PREFEITA DE SANTIAGO, IRACÍ HASSLER, E O EX-PRESIDENTE CHILENO RICARDO LAGOS.

LULA TAMBÉM DEVE PARTICIPAR, AO LADO DE BORIC, DE UM FÓRUM COM EMPRESÁRIOS BRASILEIROS E CHILENOS. OS DOIS PAÍSES MANTÊM RELAÇÕES BILATERAIS HÁ 180 ANOS. OS ACORDOS ASSINADOS DURANTE A VIAGEM INCLUEM PARCERIAS NO TURISMO, COMÉRCIO, ECONOMIA, MEIO AMBIENTE, DIREITOS HUMANOS, AGRICULTURA, ENERGIA, GOVERNO DIGITAL, JUSTIÇA, SEGURANÇA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA.

O GOVERNO BRASILEIRO QUER DIVERSIFICAR O COMÉRCIO COM O CHILE — O BRASIL É O TERCEIRO MAIOR PARCEIRO COMERCIAL DO PAÍS, COM US$ 12,25 BILHÕES. OS PRINCIPAIS PRODUTOS COMPRADOS PELOS BRASILEIROS DO PAÍS VIZINHO SÃO COBRE, PESCADOS E MINÉRIOS. OS DESTAQUES DAS VENDAS DO BRASIL PARA O CHILE SÃO PETRÓLEO, AUTOMÓVEIS E CARNE.

ELEIÇÕES NA VENEZUELA
LULA E BORIC NÃO TÊM A MESMA OPINIÃO SOBRE O PROCESSO ELEITORAL VENEZUELANO. O PLEITO NO PAÍS OCORREU NO DOMINGO DA SEMANA PASSADA (28) E O PRESIDENTE DA VENEZUELA, NICOLÁS MADURO, FOI PROCLAMADO VENCEDOR NO DIA SEGUINTE PELO CNE (CONSELHO NACIONAL ELEITORAL), ÓRGÃO VENEZUELANO RESPONSÁVEL PELO PLEITO. O RESULTADO É CONTESTADO POR PARTE DA COMUNIDADE INTERNACIONAL E PELA OPOSIÇÃO VENEZUELANA.

O GOVERNO BRASILEIRO AFIRMA QUE SÓ VAI SE POSICIONAR SOBRE A REELEIÇÃO DE MADURO QUANDO HOUVER A PUBLICAÇÃO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS URNAS, PRESENTES NAS ATAS DE VOTAÇÃO — O QUE AINDA NÃO FOI FEITO PELAS AUTORIDADES VENEZUELANAS. NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA (30), LULA SE PRONUNCIOU PELA PRIMEIRA VEZ SOBRE O ASSUNTO E DECLAROU QUE NÃO HÁ NADA “GRAVE” NEM “ANORMAL” NO PROCESSO ELEITORAL VENEZUELANO. O PETISTA TAMBÉM PEDIU QUE O CNE PUBLIQUE AS ATAS COM AS INFORMAÇÕES DAS URNAS.

“NÃO TEM NADA DE GRAVE, NÃO TEM NADA ASSUSTADOR. EU VEJO A IMPRENSA BRASILEIRA TRATANDO COMO SE FOSSE A TERCEIRA GUERRA MUNDIAL. NÃO TEM NADA DE ANORMAL. TEVE UMA ELEIÇÃO, TEVE UMA PESSOA QUE DIZ QUE TEVE 51%, TEVE OUTRA PESSOA QUE DIZ QUE TEVE 40 E POUCO POR CENTO. UM CONCORDA, O OUTRO NÃO. ENTRA NA JUSTIÇA E A JUSTIÇA FAZ”, DECLAROU EM ENTREVISTA À TV CENTRO AMÉRICA.

BORIC COMENTOU O ASSUNTO LOGO DEPOIS DA PROCLAMAÇÃO DA VITÓRIA DE MADURO E AFIRMOU QUE O CHILE NÃO VAI RECONHECER RESULTADO QUE NÃO SEJA “VERIFICÁVEL”. “O REGIME DE MADURO DEVE ENTENDER QUE OS RESULTADOS QUE PUBLICA SÃO DIFÍCEIS DE ACREDITAR. A COMUNIDADE INTERNACIONAL E ESPECIALMENTE O POVO VENEZUELANO, INCLUINDO OS MILHÕES DE VENEZUELANOS NO EXÍLIO, EXIGEM TOTAL TRANSPARÊNCIA DAS ATAS E DO PROCESSO, E QUE OBSERVADORES INTERNACIONAIS NÃO COMPROMETIDOS COM O GOVERNO RESPONDAM PELA VERACIDADE DOS RESULTADOS”, ESCREVEU NAS REDES SOCIAIS.

NA QUINTA (2), OS GOVERNOS DO BRASIL, MÉXICO E COLÔMBIA EMITIRAM UM COMUNICADO CONJUNTO SOBRE AS ELEIÇÕES VENEZUELANAS. NO TEXTO, OS PAÍSES CITAM “CONTROVÉRSIAS SOBRE O PROCESSO ELEITORAL” E PEDEM AOS AGENTES VENEZUELANOS “CAUTELA” PARA EVITAR O AGRAVAMENTO DA SITUAÇÃO NO PAÍS. O DOCUMENTO PEDE, AINDA, A PUBLICAÇÃO DOS DADOS ELEITORAIS COMPLETOS DAS ATAS DE VOTAÇÃO. “O PRINCÍPIO FUNDAMENTAL DA SOBERANIA POPULAR DEVE SER RESPEITADO MEDIANTE A VERIFICAÇÃO IMPARCIAL DOS RESULTADOS”, DESTACAM OS PAÍSES.

FONTE PORTAL R7

MAUÁ DA SERRA - HOMEM CAIU EM GOLPE DE ESTELIONATARIO NO NO TIK TOK, APOS TROCAR MENSAGENS COM SUPOSTA MULHER

UM MASCULINO FOI ATÉ O DESTACAMENTO DA PM, ONDE RELATOU QUE CAIU EM UM GOLPE VIA CELULAR, EFETUANDO UM PIX AOS ESTELIONATÁRIOS NO VALOR DE R...