ESSA É A PRIMEIRA EXECUÇÃO CONHECIDA RELACIONADA AOS PROTESTOS DESDE QUE O NOVO PRESIDENTE DO PAÍS ASSUMIU O CARGO
O IRÃ EXECUTOU UM HOMEM DE 34 ANOS, CHAMADO REZA RASAEI, ACUSADO DE MATAR UM OFICIAL DE SEGURANÇA DURANTE OS PROTESTOS SOBRE A MORTE DE MAHSA AMINI, SEGUNDO A MÍDIA ESTATAL.
ESSA É A PRIMEIRA EXECUÇÃO CONHECIDA RELACIONADA AOS PROTESTOS DESDE QUE UM PRESIDENTE RELATIVAMENTE MODERADO ASSUMIU O CARGO NO PAÍS.
A MORTE DE MAHSA AMINI GEROU UMA ONDA DE PROTESTOS NO IRÃ, EM 2022. A JOVEM FOI DETIDA PELA CHAMADA POLÍCIA DA MORALIDADE POR USAR DE “FORMA INCORRETA” O VÉU QUE COBRE A CABEÇA. O CASO GEROU COMOÇÃO NACIONAL E INTERNACIONAL E MILHARES DE PESSOAS SAÍRAM ÀS RUAS CONTRA O GOVERNO IRANIANO.
EM NOVEMBRO DE 2022, REZA RASAEI JUNTOU-SE AOS PROTESTOS CONTRA A MORTE DE AMINI, QUE FICOU CONHECIDO COMO: “MULHER, VIDA, LIBERDADE”.
OS ATOS TOMARAM CONTA DA CAPITAL TEERÃ E TAMBÉM DE OUTRAS CIDADES DO PAÍS. RASAEI PARTICIPOU DOS ATOS EM SAHNEH, ONDE AGENTE DE SEGURANÇA NADER BAYRAMI FOI ESFAQUEADO E MORTO.
SEGUNDO A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS TASNIM, BAYRAMI ERA O CHEFE DE INTELIGÊNCIA DA ELITE DOS GUARDAS REVOLUCIONÁRIOS DA REPÚBLICA ISLÂMICA NO CONDADO DE SAHNEH.
RASAEI FOI ACUSADO E CONDENADO À MORTE PELO ASSASSINATO DE BAYRAMI, EM OUTUBRO DE 2023. ELE FOI EXECUTADO NESTA TERÇA-FEIRA (6), INFORMOU A AGÊNCIA DE NOTÍCIAS OFICIAL DO JUDICIÁRIO MIZAN.
“APÓS QUATRO SESSÕES, E COM BASE NA OPINIÃO DO PATOLOGISTA FORENSE, BEM COMO NAS CONFISSÕES DOS ACUSADOS, FOI PROVADO QUE A MORTE FOI CAUSADA POR UMA FACA PERTENCENTE A RASAEI,” DISSE MIZAN QYUE CITOU O PROMOTOR REGIONAL.
A ANISTIA INTERNACIONAL DISSE QUE RASAEI FOI CONDENADO À MORTE APÓS “UM JULGAMENTO GROSSEIRAMENTE INJUSTO QUE SE BASEOU EM SUAS CONFISSÕES FORÇADAS OBTIDAS SOB TORTURA”.
MASOUD PEZESHKIAN, QUE VENCEU A ELEIÇÃO COMO PRESIDENTE EM JULHO, HAVIA EXIGIDO EM 2022 ESCLARECIMENTOS DAS AUTORIDADES SOBRE A MORTE DE AMINI E FEZ PROMESSAS DURANTE SUA CAMPANHA ELEITORAL PARA MELHOR PROTEGER OS DIREITOS DAS MULHERES E MINORIAS.
FONTE CNN