A POLÍCIA CIVIL DO DISTRITO FEDERAL (PCDF) DESENCADEOU, NESTA QUINTA-FEIRA (6/11), A OPERAÇÃO SENTINEL APÓS UM HOMEM, DE 32 ANOS, ENVIAR AMEAÇAS ELETRÔNICAS CONTRA AUTORIDADES DOS ESTADOS UNIDOS, INCLUINDO O PRESIDENTE DONALD TRUMP, E TENTAR ACESSAR A EMBAIXADA NORTE-AMERICANA EM BRASÍLIA, NO DIA SEGUINTE ÀS MENSAGENS, CARREGANDO UMA MALA. O EXTREMISTA FOI IMPEDIDO DE ENTRAR NO LOCAL PELA EQUIPE DE SEGURANÇA DA MISSÃO DIPLOMÁTICA.
DE ACORDO COM AS INVESTIGAÇÕES CONDUZIDAS PELA DIVISÃO DE PREVENÇÃO E COMBATE AO EXTREMISMO VIOLENTO (DPCEV/CI/DGI), O SUSPEITO VINHA PROPAGANDO CONTEÚDO EXTREMISTA COM MOTIVAÇÃO IDEOLÓGICA E RACIAL, LEVANTANDO ALERTA MÁXIMO PARA POSSÍVEL RISCO DE AÇÃO VIOLENTA CONTRA ALVOS ESTRANGEIROS.
A PARTIR DA IDENTIFICAÇÃO DO AUTOR, FOI CUMPRIDO MANDADO DE BUSCA E APREENSÃO EM GOIÂNIA (GO), ONDE ELE RESIDE ATUALMENTE. O OBJETIVO É RECOLHER PROVAS, APURAR POSSÍVEIS VÍNCULOS COM GRUPOS EXTREMISTAS NO BRASIL OU NO EXTERIOR E IMPEDIR QUE NOVOS ATOS SEJAM PLANEJADOS OU EXECUTADOS NO DISTRITO FEDERAL.
A OPERAÇÃO OCORRE EM CARÁTER PREVENTIVO E INVESTIGATIVO. A PCDF RESSALTA QUE A PRIORIDADE É NEUTRALIZAR AMEAÇAS ANTES QUE SAIAM DO PLANO DIGITAL E GANHEM AS RUAS, ESPECIALMENTE DIANTE DE ALVOS SENSÍVEIS, COMO REPRESENTAÇÕES DIPLOMÁTICAS EM BRASÍLIA.
A AÇÃO CONTOU COM APOIO DO NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO À DISCRIMINAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO DF (NED/MPDFT), DA POLÍCIA CIVIL DE GOIÁS (PCGO) E DO LABORATÓRIO DE OPERAÇÕES CIBERNÉTICAS DO MINISTÉRIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA.
FONTE PORTAL METROPOLES
