LÍDER AMERICANO ACRESCENTOU QUE PACTO MARCA UM 'DIA HISTÓRICO'
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS, DONALD TRUMP, ASSINOU NESTA SEGUNDA-FEIRA (13) EM UMA CERIMÔNIA QUE REUNIU DEZENAS DE LÍDERES MUNDIAIS EM SHARM EL-SHEIKH, NO EGITO, O ACORDO DE CESSAR-FOGO NA FAIXA DE GAZA.O REPUBLICANO FOI ACOMPANHADO POR SEUS HOMÓLOGOS EGÍPCIO E TURCO, ABDEL FATTAH AL-SISI E RECEP TAYYIP ERDOGAN, RESPECTIVAMENTE, E PELO PRIMEIRO-MINISTRO DO CATAR, MOHAMMED BIN ABDUL RAHMAN AL THANI. OS QUATRO FORAM OS LÍDERES QUE INTERMEDIARAM O ACORDO DE PAZ.
"ESTE É UM DIA INCRÍVEL PARA O ORIENTE MÉDIO. LEVAMOS TRÊS MIL ANOS PARA CHEGAR AQUI. O QUE CONQUISTAMOS JUNTOS NESTES ÚLTIMOS DIAS MUDARÁ A HISTÓRIA E SERÁ LEMBRADO PARA SEMPRE", DISSE TRUMP DURANTE A CÚPULA DA PAZ.
O AMERICANO ACRESCENTOU QUE OS PRIMEIROS PASSOS EM DIREÇÃO À PAZ "SÃO SEMPRE OS MAIS DIFÍCEIS". ALÉM DISSO, DESTACOU QUE O FOCO, A PARTIR DE AGORA, É CAMINHAR RUMO "A UMA PAZ GRANDIOSA, GLORIOSA E DURADOURA".
"ESTE É O DIA PELO QUAL AS PESSOAS NESTA REGIÃO E EM TODO O MUNDO TRABALHARAM, LUTARAM, ESPERARAM E REZARAM. COM O ACORDO HISTÓRICO QUE ACABAMOS DE ASSINAR, AS PRECES DE MILHÕES DE PESSOAS FINALMENTE FORAM ATENDIDAS. JUNTOS, ALCANÇAMOS O IMPOSSÍVEL", ACRESCENTOU.
TRUMP TAMBÉM AFIRMOU QUE O ACORDO ASSINADO NO EGITO ESTABELECERÁ UM "NOVO COMEÇO PARA TODO O ORIENTE MÉDIO", ALÉM DE ABRIR A POSSIBILIDADE DE "CONSTRUIR UMA REGIÃO FORTE, ESTÁVEL, PRÓSPERA E UNIDA, REJEITANDO O CAMINHO DO TERRORISMO DE UMA VEZ POR TODAS".
"MOSTRAMOS COMO ISSO [A PAZ] É POSSÍVEL: COM NAÇÕES RESPONSÁVEIS DEIXANDO DE LADO SUAS DIFERENÇAS, BUSCANDO UM TERRENO COMUM E CONSTRUINDO UM MUNDO MELHOR PARA TODOS NÓS. PELA PRIMEIRA VEZ EM NOSSAS VIDAS, TEMOS UMA OPORTUNIDADE ÚNICA DE DEIXAR PARA TRÁS VELHAS RIXAS E ÓDIOS AMARGOS, E DECLARAR QUE NOSSO FUTURO NÃO SERÁ GOVERNADO PELAS LUTAS DAS GERAÇÕES PASSADAS", COMENTOU O MAGNATA, ACRESCENTANDO QUE A RECONSTRUÇÃO DE GAZA SERÁ A "PARTE MAIS FÁCIL" DO PROCESSO.
O PRIMEIRO-MINISTRO DE ISRAEL, BENJAMIN NETANYAHU, FOI CONVIDADO A PARTICIPAR DO EVENTO, MAS RECUSOU O CONVITE, ALEGANDO QUE O ENCONTRO OCORRE EM MEIO A UM IMPORTANTE FERIADO JUDAICO.
FONTE ANSA