NA MIRA DE DONALD TRUMP, O DIESEL QUE VEM DA RÚSSIA SE TORNOU ESTRATÉGICO PARA O BRASIL, COM O PAÍS DE VLADIMIR PUTIN SENDO RESPONSÁVEL POR 60% DE TODO O PRODUTO IMPORTADO PELO MERCADO BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS QUATRO ANOS, COMO MOSTRAM DADOS DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS (MDIC) — UMA ESCALADA ALAVANCADA PELA GUERRA DA UCRÂNIA E QUE TEVE A CHANCELA DIPLOMÁTICA DOS GOVERNOS DE JAIR BOLSONARO (PL) E LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (PT).
DE UMA PARTICIPAÇÃO ÍNFIMA NAS COMPRAS BRASILEIRAS EM 2021, A IMPORTAÇÃO DO DIESEL RUSSO É AGORA UM NEGÓCIO BILIONÁRIO, ENVOLVENDO GRANDES EMPRESAS BRASILEIRAS COM SÓCIOS NO EXTERIOR E AÇÕES NEGOCIADAS EM BOLSAS INTERNACIONAIS.ESSES GRANDES IMPORTADORES INVESTIRAM O EQUIVALENTE A US$ 13 BILHÕES NA COMPRA DO COMBUSTÍVEL DESDE 2022, ANO QUE PUTIN INVADIU A UCRANIA, EM UM MOVIMENTO QUE AGORA PREOCUPA INTEGRANTES DO GOVERNO E EMPRESÁRIOS DO SETOR DIANTE DA IMPREVISIBILIDADE DA CASA BRANCA.
NA QUARTA-FEIRA (6/8), O GOVERNO TRUMP ANUNCIOU TARIFA EXTRA DE 25% SOBRE PRODUTOS INDIANOS POR CONTA DO COMÉRCIO DE COMBUSTÍVEIS ENTRE A ÍNDIA E A RÚSSIA, A COMEÇAR A VALER NO FINAL DE AGOSTO, E DEIXOU ABERTA A POSSSIBILIDADE DE SANCIONAR OUTROS PAÍSES PELO MESMO MOTIVO.
O ARGUMENTO É DE QUE AS IMPORTAÇÕES DE COMBUSTÍVEIS RUSSOS FEITAS POR PAÍSES COMO ÍNDIA, MAS TAMBÉM CHINA E BRASIL, FINANCIAM A MÁQUINA DE GUERRA DE VLADIMIR PUTIN.
ENTRE INTEGRANTES DO GOVERNO E DO EMPRESARIADO BRASILEIRO, O TEMOR É DE QUE SANÇÕES À COMPRA BRASILEIRA DE COMBUSTÍVEL RUSSO CAUSE UM DESEQUILÍBRIO NO MERCADO NACIONAL, AUMENTE OS CUSTOS DOS COMBUSTÍVEIS AO CONSUMIDOR FINAL BRASILEIRO E PRESSIONE A INFLAÇÃO NO PAÍS.
O CAMINHO PARA O DIESEL RUSSO NO BRASIL FOI ABERTO DURANTE O GOVERNO BOLSONARO E SE APROFUNDOU DURANTE O GOVERNO LULA.
O BRASIL NUNCA ADERIU ÀS SANÇÕES IMPOSTAS POR ESTADOS UNIDOS E UNIÃO EUROPEIA CONTRA OS COMBUSTÍVEIS RUSSOS E, APÓS O INÍCIO DA GUERRA NA UCRÂNIA, O DIESEL SE TRANSFORMOU NO PRINCIPAL PRODUTO RUSSO IMPORTADO PELO BRASIL, ULTRAPASSANDO OS FERTILIZANTES.
EMBORA NÃO HAJA DADOS OFICIAIS RUSSOS SOBRE A PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, O CENTRO PARA PESQUISAS EM ENERGIA E AR LIMPO, UMA ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL SEDIADA EM LONDRES, ESTIMA QUE O BRASIL SERIA O QUINTO MAIOR COMPRADOR DE DERIVADOS DE PETRÓLEO DA RÚSSIA.
PROCURADO, O GOVERNO BRASILEIRO NÃO RESPONDEU AOS QUESTIONAMENTOS FEITOS PELA BBC NEWS BRASIL.
FONTE BBC NEWS BRASIL