MEDIDA FOI CONSIDERADA ESPERADA PELO ITAMARATY, QUE DESTACOU QUE O ESTANDARTE HAVIA SIDO COLOCADA POR UM DIPLOMATA ARGENTINO ANTES DE SUA SAÍDA DO PAÍS
O GOVERNO BRASILEIRO ATENDEU A UM PEDIDO DO REGIME DE NICOLÁS MADURO E DECIDIU RETIRAR A BANDEIRA NACIONAL QUE ESTAVA HASTEADA NA EMBAIXADA DA ARGENTINA EM CARACAS, APÓS A EXPULSÃO DO CORPO DIPLOMÁTICO ARGENTINO PELO GOVERNO DE NICOLÁS MADURO. A MEDIDA FOI CLASSIFICADA COMO “ESPERADA” PELO ITAMARATY, QUE DESTACOU QUE A BANDEIRA HAVIA SIDO COLOCADA POR UM DIPLOMATA ARGENTINO ANTES DE SUA SAÍDA DO PAÍS.
A DILOMACIA BRASILEIRA QUER EVITAR ATRITOS ENQUANTO ATUA COMO ESPÉCIE DE MEDIADOR NA VENEZUELA. EM RESPOSTA À SITUAÇÃO, O ITAMARATY INFORMOU OFICIALMENTE ÀS AUTORIDADES VENEZUELANAS SOBRE A NOVA REPRESENTAÇÃO DIPLOMÁTICA DO BRASIL EM RELAÇÃO À ARGENTINA. O GOVERNO BRASILEIRO TAMBÉM SOLICITOU QUE AS IMUNIDADES PREVISTAS NA CONVENÇÃO DE VIENA SEJAM RESPEITADAS, REAFIRMANDO SEU COMPROMISSO COM A DIPLOMACIA.
APESAR DAS CRÍTICAS INTERNACIONAIS EM RELAÇÃO AO PROCESSO ELEITORAL NA VENEZUELA, QUE A OPOSIÇÃO CLASSIFICA COMO FRAUDULENTO, O BRASIL CONTINUA A MANTER UM CANAL DE DIÁLOGO COM O REGIME DE MADURO. JUNTAMENTE COM COLÔMBIA E MÉXICO, O BRASIL PEDIU A DIVULGAÇÃO DAS ATAS DE VOTAÇÃO, MAS ATÉ O MOMENTO NÃO OBTEVE RESPOSTA DO GOVERNO VENEZUELANO.
ALÉM DE REPRESENTAR A ARGENTINA, O BRASIL TAMBÉM ACEITOU O PAPEL DE REPRESENTANTE DO PERU, CUJOS DIPLOMATAS FORAM IGUALMENTE EXPULSOS. CONTUDO, O GOVERNO BRASILEIRO DEIXOU CLARO QUE NÃO ASSUMIRÁ A RESPONSABILIDADE PELA SEGURANÇA DA EMBAIXADA NEM PELAS NECESSIDADES DOS VENEZUELANOS QUE BUSCAM ASILO, QUE PERMANECERÃO SOB A RESPONSABILIDADE DO GOVERNO ARGENTINO.
FONTE JOVEM PAN