FU'AD SHUKR ERA UM CONSELHEIRO DO LÍDER DO GRUPO APOIADO PELO IRÃ, DE ACORDO COM FONTES DO HEZBOLLAH E O ANÚNCIO DO EXÉRCITO ISRAELENSE SOBRE SUA MORTE
O HEZBOLLAH CONFIRMOU QUE O COMANDANTE FU’AD SHUKR FOI MORTO EM UM ATAQUE ISRAELENSE NOS ARREDORES DA CAPITAL DO LÍBANO, TORNANDO-O A FIGURA MAIS SÊNIOR DO GRUPO A SER MORTA EM QUASE 10 MESES DE CONFLITO COM ISRAEL.
“CELEBRAMOS O GRANDE LÍDER JIHADISTA, QUERIDO E AMADO IRMÃO FU’AD SHUKR (MOSHIN) COMO UM GRANDE MÁRTIR NO CAMINHO PARA JERUSALÉM”, DISSE O HEZBOLLAH EM COMUNICADO NESTA QUARTA-FEIRA (31).
ISRAEL HAVIA DITO QUE SEU ATAQUE EM BEIRUTE NA TERÇA-FEIRA (30) MATOU SHUKR, A QUEM CULPOU PELO ATAQUE DE SÁBADO NAS COLINAS DE GOLÃ OCUPADAS POR ISRAEL.
O HEZBOLLAH APOIADO PELO IRÃ NEGOU QUALQUER ENVOLVIMENTO NO ATAQUE DE GOLÃ.
O LÍDER DO GRUPO APOIADO PELO IRÃ, HASSAN NASRALLAH, EMITIRÁ UMA DECLARAÇÃO NA QUINTA-FEIRA (1º) NO FUNERAL DE SHUKR, ACRESCENTOU O COMUNICADO: “QUANTO À NOSSA POSIÇÃO POLÍTICA SOBRE ESTE ATAQUE HEDIONDO E CRIME GRAVE, ELA SERÁ EXPRESSA AMANHÃ PELO SECRETÁRIO-GERAL DO HEZBOLLAH, HASSAN NASRALLAH, NO CORTEJO FÚNEBRE DO LÍDER MARTIRIZADO”.
SHUKR ERA UM CONSELHEIRO DE NASRALLAH, DE ACORDO COM FONTES DO HEZBOLLAH E O ANÚNCIO DO EXÉRCITO ISRAELENSE SOBRE SUA MORTE.
O ATAQUE ISRAELENSE ATINGIU OS SUBÚRBIOS AO SUL DE BEIRUTE, UM REDUTO DO HEZBOLLAH, AO ANOITECER DE TERÇA-FEIRA (30). FOI A SEGUNDA VEZ QUE A ÁREA FOI ATINGIDA DESDE OUTUBRO, QUANDO O HEZBOLLAH E ISRAEL TROCAVAM OFENSIVAS PARALELAMENTE À GUERRA DE GAZA.
O ATAQUE A BEIRUTE ACONTECEU HORAS ANTES DO ASSASSINATO DO LÍDER DO HAMAS, ISMAIL HANIYEH, NAS PRIMEIRAS HORAS DESTA QUARTA-FEIRA (31) NO IRÃ. O EPISÓDIO ALIMENTOU AINDA MAIS OS TEMORES DE UMA ESCALADA MAIS AMPLA NO ORIENTE MÉDIO. O HEZBOLLAH É UM ALIADO DO HAMAS.
FONTE REUTERS